Vídeos: barragem transborda na Bahia, inunda dois povoados e obriga a evacuação de centenas de moradores

A barragem do distrito de Quati, em Pedro Alexandre, município baiano na divisa com Sergipe, transbordou no final da manhã desta quinta-feira (11). Ainda não há informações de vítimas. A primeira informação foi a de rompimento, mas a Defesa Civil informou que houve vazão por transbordo, sem vítimas fatais.

De acordo com a prefeitura local, o temporal que cai na região ajudou a comprometer a estrutura da barragem, que faz a contenção da água do Rio do Peixe, e uma parte da estrutura rompeu, fazendo com que uma grande quantidade de água invadisse o povoado de Quati. 

A enxurrada atingiu inclusive o município vizinho de Coronel João Sá, que teve diversas ruas alagadas. Um trecho da rodovia BR-235 também foi tomado pela água e pela lama, e está intransitável.

Como o rompimento não foi total, moradores de Coronel João Sá, que estão numa área mais vulnerável às águas, estão sendo retirados de casa. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra as ruas alagadas, e os moradores buscando pessoas que podem estar em risco.