“Vamos recuperar esse País”, diz Lula à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência; homagem a Darci Ribeiro e Anísio Teixeira pelos 60 anos da UnB

Confira, na íntegra, o discurso lido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na 74ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), em Brasília (DF), na manhã desta quinta-feira, 28. O evento acontece na Universidade de Brasília (UnB). Lula cumpre uma agenda de dois dias na capital federal.PUBLICIDADE

“Em primeiro lugar, quero parabenizar e agradecer aos pesquisadores e pesquisadoras. Aos professores, professoras e estudantes. A todos os trabalhadores e trabalhadoras da Educação, da Ciência e da Tecnologia, pelo trabalho dedicado que vocês realizam. 

https://f7dd3fdca087c260be5b09807dce8232.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Parabenizo e agradeço às entidades científicas e instituições de ensino e pesquisa pelo que têm feito pelo Brasil, mesmo em um contexto tão adverso, como vivemos atualmente. 

Quero também fazer uma homenagem especial à Universidade de Brasília pelos 60 anos de uma vida dedicada à produção de conhecimento e à luta pela democracia. A UnB nasceu do sonho de Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira, e é a prova viva de que sonhar vale a pena.

Há 24 anos, em julho de 1998, quando era candidato à Presidência da República, atendi a um convite da SBPC semelhante a este, para estar presente na reunião anual realizada em Natal.