Trump não pagou impostos em 10 dos 15 anos anteriores à sua eleição nos EUA; apenas US$ 750 no ano em que foi eleito, aponta o The New York Times; acima da lei

Reportagem do jornal “The New York Times” publicada neste domingo (27) revela que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não pagou impostos em 10 dos 15 anos anteriores à sua eleição. Além disso, o republicano pagou somente US$ 750 em 2016 e em 2017 — justamente o ano em que ele foi eleito e o primeiro ano em que ocupou a Casa Branca.

As informações foram divulgadas base em dados tributários do magnata de mais de duas décadas, colocados em sigilo durante anos — Trump nunca quis revelar seus números sobre impostos. O levantamento não inclui impostos entregues em 2018 e 2019.

Segundo a reportagem, o magnata relatou às autoridades que “perdeu muito mais dinheiro” do que ganhou naqueles anos.

Outro dado mostrado pela reportagem mostra que, em 2017, Trump pagou mais impostos a outros países onde suas empresas têm operações, como Índia e Filipinas, do que nos EUA.

Em nota enviada ao jornal americano, o advogado Alan Garten, da Trump Organization, disse que “a maioria das informações, se não todas, parecem estar imprecisas”.

“Na última década, o presidente Trump pagou dezenas de milhões de dólares em impostos ao governo federal, inclusive milhões desde que anunciou sua candidatura em 2015”, acrescentou.

Em coletiva de imprensa na Casa Branca neste domingo, Trump negou a informação e disse que a reportagem do “New York Times” se vale de informações falsas. Ele disse também que daria mais informações seus impostos pagos.