Será que foi a direita bolsonarista? Consulado da China no Rio é atacado com explosivo; país quer investigação séria e completa

O Consulado da China no Rio de Janeiro foi alvo de um ataque na última quinta-feira (16) e quer uma investigação minuciosa sobre o caso. Em nota oficial, o órgão pediu punição aos responsáveis.

“Mantendo estreita comunicação com as autoridades brasileiras, as missões diplomáticas e consulares da China no Brasil pedem a investigação minuciosa sobre o ataque, a punição do culpado nos termos da lei e medidas cabíveis para evitar que incidentes similares voltem a ocorrer”, diz a nota do Consulado.

O autor do ataque não foi identificado ainda. Imagens só mostram que ele estava com máscara e vestia um casaco preto. Ele atirou um artefato explosivo e causou danos ao prédio do Consulado.

“A parte chinesa espera e tem a convicção de que o governo brasileiro tomará medidas concretas para proteger as missões diplomáticas e consulares e seu pessoal no país, como prevê a Convenção de Viena, garantindo a segurança e a integridade das instalações e de seu pessoal”, concluiu o Consulado.