Provocativo, Bolsonaro faz mais uma ‘motociata’ sem máscara; se estratégia desse certo, popularidade estaria subindo, só que não; assista

Na manhã deste sábado, 26, o presidente Jair Bolsonaro participou de uma nova manifestação com motociclistas a favor de seu governo. Dessa vez, o comboio partiu de Chapecó, no oeste de Santa Catarina, foi até Xanxerê, a cerca de 40 km, e voltou ao município que foi ponto de partida. Parte da motociata foi transmitida ao vivo por meio de suas redes sociais. Nas gravações, é possível ver o presidente seguido por uma fileira de motos, enquanto cumprimentava apoiadores nas ruas. Ele não usava máscara de proteção contra o novo coronavírus.

A motociata começou por volta das 9h, mas apoiadores se concentravam desde as primeiras horas da manhã. Bolsonaro estava acompanhado de seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que também transmitiu parte do passeio pelas redes sociais. O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), andava na garupa do presidente, também sem máscara.

Chapecó enfrenta um momento crítico da pandemia. O município de pouco mais de 220 mil habitantes registrou 648 mortes pela covid-19 e, até ontem, tinha 96% dos leitos de UTI da rede pública lotados, segundo boletim divulgado no site da Prefeitura.

Rodrigues divulgou o evento com o presidente ao longo da semana. “Preparem-se”, dizia a legenda de um vídeo com imagens de outras motociatas. Em outra postagem, mostrou uma fábrica produzindo bandeiras do Brasil.