PoderData: baixa popularidade de Bolsonaro prossegue; 57% de ‘ruim/péssimo’ e 24% de ‘bom/ótimo’

Pesquisa PoderData realizada nesta semana (8-10.nov.2021) mostra que a imagem de Jair Bolsonaro segue estável nos olhos do eleitorado nos últimos meses. Hoje, o trabalho do presidente é avaliado como “ruim” ou “péssimo” por 57% das pessoas e como “bom” ou “ótimo” por 24%, enquanto 16% o avaliam como “regular”.

As taxas registram pouca variação desde julho. De 15 dias para cá, variaram dentro da margem de erro da pesquisa, em sentido desfavorável ao presidente.

O resultado também mostra que a leve melhora na imagem do presidente registrada no meio de outubro não se manteve. Na época, a taxa “ruim/péssimo” estava 24 pontos percentuais acima da “bom/ótimo”. Agora ela foi a 33 pontos, maior nível até agora –registrado uma vez antes, no final de setembro.

Esta pesquisa foi realizada no período de 8 a 10 de novembro de 2021 pelo PoderData, a divisão de estudos estatísticos do Poder360. Foram 2.500 entrevistas em 412 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

APROVAÇÃO DO GOVERNO

Além do trabalho pessoal do presidente, o PoderData pergunta aos entrevistados se eles aprovam ou desaprovam o governo Bolsonaro. Hoje, 61% reprovam e 31% aprovam a administração federal. As taxas oscilaram na margem de erro, também em sentido desfavorável ao governo.

A diferença entre reprovação e aprovação foi a 30 pontos. Seu ápice foi de 36 pontos, de 30 de agosto a 1º de setembro.

Video: Flávio Bolsonaro diz que Brizola votaria a favor da PEC dos Precatórios (Poder360)Flávio Bolsonaro diz que Brizola votaria a favor da PEC dos Precatórios

Vídeo mostra o efeito de lavar bem as mãos em uma pandemia
Logotipo de BBC News
Flávio Bolsonaro diz que Brizola votaria a favor da PEC dos Precatórios
Logotipo de Poder360
Covid: outubro é o mês menos letal da pandemia desde março de 2020
Logotipo de Poder360

O resultado indica que o governo segue entalado em uma “regra dos terços”: 1/3 do eleitorado de mostra favorável e 2/3 se afirmam contra. A proporção se manteve perto disso nos últimos 4 meses.

ESTRATIFICAÇÃO

Bolsonaro e o governo têm resultados piores nas regiões Sudeste e Nordeste. Pontuam melhor entre os homens, pessoas que de 45 a 59 anos e entre os que fizeram ensino médio, mas não chegaram a cursar o superior. Leia mais sobre as estratificações demográficas aqui.

OPINIÃO DOS ELEITORES EM 2018

Clique aqui para ler a avaliação de Bolsonaro em cruzamento com o voto no 2º turno de 2018 –entre os que votaram nele e entre os que preferiram Fernando Haddad (PT).

PODERDATA

O conteúdo do PoderData pode ser lido nas redes sociais, onde são compartilhados os infográficos e as notícias. Siga os perfis da divisão de pesquisas do Poder360 no Twitter, no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

PESQUISAS MAIS FREQUENTES 

PoderData é a única empresa de pesquisas no Brasil que vai a campo a cada 15 dias desde abril de 2020. Tem coletado um minucioso acervo de dados sobre como o brasileiro está reagindo à pandemia de coronavírus. Num ambiente em que a política vive em tempo real por causa da força da internet e das redes sociais, a conjuntura muda com muita velocidade. No passado, na era analógica, já era recomendado fazer pesquisas com frequência para analisar a aprovação ou desaprovação de algum governo. Agora, no século 21, passou a ser vital a repetição regular de estudos de opinião.TÓPICOS PARA VOCÊ

VOCÊ PODE GOSTAR

Most Popular1/5

Nobel de Medicina Descobre Proteína da Memória Para Idosos. Faça Isso Hoje

Emagrecer? Anvisa libera pílula natural que "drena" a gordura localizada

Os telefones VoIP estão a tornar-se mais populares - Você pode ser um dos utilizadores.

Renove o guarda-roupa para curtir a melhor época do ano. Confira a nova coleção.

Quanto custa a instalação de painéis solares domésticos?

Nobel de Medicina Descobre Proteína da Memória Para Idosos. Faça Isso Hoje

Emagrecer? Anvisa libera pílula natural que "drena" a gordura localizada

Emagrecer?Anvisa…SibutrasilRead More

MAIS DE PODER360

 ACESSE O SITE 

MAIS PARA VOCÊ