Olavo de Carvalho queima decolagem de Murilo Aragão para ser embaixador em Washington: “É homem de Lula”

BR: Confirmando-se no papel de ombudsman tresloucado do governo Bolsonaro, o polemista Olavo de Carvalho, conhecido como guru intelectual do presidente e seus filhos, despejou bateria sobre o cientista político e consultor  Murilo Aragão. Cotado para ser o embaixador do Brasil em Washington, Aragão foi chamado de “homem de Lula” por Carvalho, que também é um dos nomes cogitados para o posto, um dos mais cobiçados da diplomacia brasileira.

“By the way, Murilo Aragão é homem de Lula”, disse o polemista, em guerra com o governo em razão da demissão de ex-alunos de cargos de destaque no Ministério da Educação. Nesta quarta-feira 13, Carvalho destacou que Aragão foi “alegre membro do Conselhão do Lula”, referindo-se ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (CNDE), que reunia no Palácio do Planalto, periodicamente, representantes de diversos segmentos da sociedade para discutir temas conjunturais.

“Colocar petistas em tudo quanto é cargo, sob o pretexto de qualificações técnicas apolíticas, é fazer o povo de trouxa”, afirmou o ideólogo.

Com elegância, Aragão respondeu, em declaração ao jornal O Globo: “Respeito o Olavo de Carvalho, mas provavelmente ele não está bem informado acerca da minha trajetória profissional”. O nome do substituto do atual embaixador em Washington, Sergio Amaral, deve ser conhecido nos próximos dias, antes ou durante a visita do presidente Jair Bolsonaro aos EUA, que começa neste domingo, dia 17. O próprio Olavo de Carvalho estaria entre os cotados, segundo fontes do governo. Também estariam sendo cogitados diplomatas de carreira, como o número 2  na embaixada brasileira nos EUA, Nestor Forster Júnior, e Pedro Miguel da Costa e Silva, secretário de negociações bilaterais e regionais nas Américas do Itamaraty.