Novo cangaço; ataque à Caixa com armamento pesado em Itajubá (MG) deixa PMs feridos; um bandido preso

Quatro PMs e um morador ficaram feridos durante ação de criminosos armados na noite de quarta-feira (22) em Itajubá, no sul de MG. Os assaltantes atacaram uma agência da Caixa Econômica Federal no centro da cidade e trocaram tiros com a polícia. A Polícia Militar (PM) confirmou que o cofre de penhor da agência foi atacado, mas não há informações se algo foi levado.

As policias Militar e Civil de Minas Gerais atuam em conjunto nesta quinta (23) na busca pelos suspeitos de envolvimento na tentativa de roubo. A PM informou que, após a ação em Itajubá, os criminosos se dividiram em dois comboios, um em sentido a Pouso Alegre e outro em direção a São Lourenço, por Maria da Fé. Os assaltantes deixaram quatro bombas dentro da agência bancária, segundo a Guarda Municipal de Itajubá. Até a última atualização desta reportagem, às 12h30, os explosivos seguiam no prédio, dois no 1º andar e outros dois no segundo piso.https://c9765791cb34d2f6325a0b6c28a72758.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Em nota oficial divulgada durante a madrugada (veja ao final da reportagem), a Prefeitura de Itajubá pediu que a população se mantivesse calma e em local seguro, evitando circular pela cidade.

Em entrevista à EPTV, a porta-voz da PM, major Layla Brunnela, disse que dois policiais foram baleados durante a ação dos assaltantes – um no ombro e outro no braço. Ela também afirmou que a corporação apura denúncia que um dos suspeitos foi baleado e estaria escondido na zona rural da cidade. Três veículos usados no assalto foram apreendidos em Cachoeira de Minas, segundo a major.

Na manhã desta quinta-feira, a PM havia informado que mais três suspeitos tinham sido presos; no entanto, segue preso apenas um suspeito, localizado pela polícia ainda de madrugada.

A Prefeitura de Itajubá e a PM informaram que um morador que passava pelo local no momento do ataque foi baleado na perna esquerda e precisou ser socorrido para um hospital da cidade.

Inicialmente, a Polícia Militar havia informado que a ação tinha deixado sete pessoas feridas – dois moradores e cinco policiais; mais tarde, atualizou o dado: há quatro policiais e um morador ferido.https://c9765791cb34d2f6325a0b6c28a72758.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

A assessoria de imprensa da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) informou que o morador ferido é um estudante da instituição, que foi atingido dentro de seu carro. A universidade também informou que ele já foi liberado do hospital e que será levado para São José dos Campos (SP), onde vive sua família.

Tiroteio durante a noite

Nas redes sociais, moradores publicaram vídeos que mostram homens armados e barulhos de intenso tiroteio pela cidade. Em outros vídeos, aparecem o que seriam reféns.

Antes do ataque à agência bancária, os criminosos assaltaram uma motorista de aplicativo e levaram o carro dela para área próxima a um quartel da PM na cidade, segundo informações da Guarda Municipal de Itajubá. Em seguida, o grupo se dividiu: parte atacou o quartel e incendiou carros para dificultar a ação dos policiais, enquanto os demais invadiam o banco.