Massa polar chega ao Brasil e Santa Catarina já tem temperatura de 7,8 graus negativos; chuvas devem acompanhar onda de frio

A massa polar já avançou sobre algumas regiões do Brasil nesta quarta-feira, 28. Em Santa Catarina, os termômetros ficaram negativos em mais de 30 municípios, segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia do estado (Epagri/Ciram). A temperatura mais baixa foi registrada na cidade de Bom Jardim da Serra, onde o frio foi de -7,8ºC, às 6h. Em Urupema, na mesma região, às 7h fez -7,25ºC.

A frente fria vai continuar avançando pelo Brasil, causando “frio intenso” nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e no sul da Região Norte entre hoje, 28 de julho, e 1º de agosto.

As chuvas chuvas também estão previstas para os três estados da Região Sul, estendendo-se também ao sul de Mato Grosso do Sul e algumas localidades do Sudeste, como o leste de São Paulo, o sul de Minas Gerais e, em seguida, no Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Em um vídeo disponibilizado no site do Inmet, a meteorologista Morgana Almeida informa que, eventualmente, em áreas de maior altitude, entre os dias 29 e 31, as temperaturas mínimas ficarão entre -6ºC e -8ºC. “Teremos, pelo menos durante três dias consecutivos, temperaturas máximas inferiores a 10ºC na Região Sul”, disse.

O Inmet acrescenta que, ainda nesta quarta-feira, 28, a presença de um ciclone extratropical no Oceano Atlântico intensificará os ventos no litoral da Região Sul e também favorecerá a incursão de umidade nas serras gaúcha e catarinense.