Mansueto cooptado pelo BTG Pactual; economista-chefe a partir de janeiro

O ex-secretário do Tesouro Mansueto Almeida irá para o banco BTG Pactual. Ele será sócio e economista-chefe da instituição financeira a partir de janeiro, depois de cumprir a quarentena –tempo para garantir que o ex-servidor não use informação privilegiada na nova profissão.

Mansueto fez carreira no Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Em 2016, foi convidado pelo então ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para integrar a equipe econômica do governo Temer.

Mansueto é defensor do ajuste fiscal nas contas públicas. Tem bom trânsito no mercado financeiro e interlocução com o Congresso Nacional. A pedido do atual ministro da Economia, Paulo Guedes, continuou no cargo durante o governo Bolsonaro. Ficou até julho. O atual secretário do Tesouro Nacional é Bruno Funchal.

Agora, Mansueto segue os passos de seu colega Eduardo Guardia, que foi ministro da Fazenda em 2018 e depois que saiu do governo foi para o banco de André Esteves. Eduardo Loyo, ex-diretor do Banco Central, também trabalha no BTG.