Lula recebe título de cidadão honorário de Paris; Dilma e Haddad juntos na foto

BR: O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta segunda-feira 2, o título de Cidadão Honorário de Paris. Na presença da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), Lula recebeu o diploma da mão da prefeita da capital francesa, Anne Hidalgo.

Lula também citou os programas sociais de seu governo, que tiraram o Brasil do mapa da fome, e criticou a atual gestão do presidente Jair Bolsonaro por cortar orçamento de programas sociais.

Enquanto falava, o petista era ovacionado no teatro municipal de Paris. “Estou muito emocionado de estar aqui recebendo essa homenagem. Quando digo pra vocês que tenho energia de 30, digo porque nunca estive mais motivado do que estou agora a brigar pela democracia no nosso país. Agradeço muito a vocês”, disse o ex-presidente.

Mais cedo, Lula encontrou com o fotógrafo Sebastião Salgado para conversarem sobre sustentabilidade. O brasileiro é um dos maiores fotógrafos do mundo e ficou amplamente conhecido por sua visão acerca da desigualdade e da pobreza. Além disso, também fotografou movimentos migratórios, trabalhadores e diferentes etnias ao redor do mundo, incluindo tribos amazônicas.

Ligados às pautas de sustentabilidade, Salgado e a esposa Lélia Wanick reflorestaram mais de 600 hectares de floresta na cidade de Aimorés, terra natal do fotógrafo, e criaram o Instituto Terra para incentivar mais trabalhos de recuperação de áreas degradadas de Mata Atlântica.