Facebook demonstra que Bolsonaro é o maior influenciador pró-cloroquina do mundo; mau conselheiro

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é o maior influenciador da cloroquina no mundo, de acordo com dados do Facebook. Nenhum usuário no mundo todo se engajou a divulgar o medicamento em todo o mundo. Foram 11 milhões de interações e 1,7 milhão de compartilhamentos na rede social.Bolsonaro exibe caixa de hidroxicloroquina a apoiadores no Palácio da Alvorada, em Brasília© Sérgio Lima/Poder360 Bolsonaro exibe caixa de hidroxicloroquina a apoiadores no Palácio da Alvorada, em Brasília

O levantamento é do jornal Estado de S. Paulo com base na ferramenta CrowdTangle, que possibilita o cruzamento de dados sobre o envolvimento dos usuários do Facebook com determinados conteúdos.

Receba a newsletter do Poder360todos os dias no seu e-mail

No ranking global, Bolsonaro ficou à frente do ex-presidente norte-americano Donald Trump, que teve 1,1 milhão de interações sobre a cloroquina, e da Organização Mundial da Saúde (OMS), que teve 491 mil.

Bolsonaro também divulgou outras drogas sem eficácia comprovada contra a covid-19, como a ivermectina (157 mil interações), azitromicina (750 mil) e a nitazoxanida (231 mil).

Os filhos do presidente também divulgaram a cloroquina em suas páginas no Facebook. Eduardo Bolsonaro teve 850 mil interações em publicações sobre a droga. Já Flávio Bolsonaro teve 379 mil.