Exame/Big Ideia Big Data: ruim/péssimo para Bolsonaro atinge 54%; popularidade indo pelo ralo

Pesquisa Ideia Big Data, divulgada nesta 6ª feira (2.jul.2021) pela revista Exame, que pertence ao banco BTG Pactual, mostra que 54% dos brasileiros avaliam o governo do Presidente Jair Bolsonaro como ruim ou péssimo.

Já 23% a consideram a gestão “ótima ou boa”, próximo aos 21% que a avaliam como “regular”. A pesquisa tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Eis a íntegra (151 KB) do levantamento.

Receba a newsletter do Poder360todos os dias no seu e-mail

Na região Nordeste, 55% consideram o governo Bolsonaro ruim ou péssimo. Já 45% avaliam o governo como bom ou ótimo no Centro-Oeste.

O Idea Big Data realizou 1.248 entrevistas (cerca da metade da amostra mínima do PoderData, de 2.500 pessoas). A pesquisa tem confiança de 95% foi realizada por telefone, com pessoas de 16 anos ou mais.

DADOS CONFIRMAM PODERDATA

Os números da pesquisa Ideia/Exame divulgada nesta 6ª feira (2.jul) confirmam o movimento captado pelo PoderData, divisão de estudos estatísticos do Poder360, na semana passada.

No levantamento realizado de 21 a 23 de junho, a reprovação do governo chegou a 50%, com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

O ápice de reprovação foi registrado de 12 a 14 de abril deste ano, quando chegou a 55%. A insatisfação com o governo diminuiu nas últimas semanas, mas permanece alta.© Fornecido por Poder360

A pesquisa PoderData entrevistou 2.500 pessoas e tem margem de erro de 2 pontos percentuais, contra 1.200 pessoas e 3 pontos percentuais do estudo do Ideia.

A próxima rodada do PoderData será divulgada na 4ª feira, 7 de julho. Dimensionará os impactos das acusações mais recentes de corrupção na gestão Bolsonaro, envolvendo a compra de vacinas, e que ganharam o foco da CPI (comissão parlamentar de inquérito) da Covid, na popularidade do governo. Leia a íntegra das pesquisas do PoderData já realizadas aqui.

PESQUISAS MAIS FREQUENTES

PoderData é a única empresa de pesquisas no Brasil que vai a campo a cada 15 dias desde abril de 2020. Tem coletado um minucioso acervo de dados sobre como o brasileiro está reagindo à pandemia de coronavírus.

Num ambiente em que a política vive em tempo real por causa da força da internet e das redes sociais, a conjuntura muda com muita velocidade. No passado, na era analógica, já era recomendado fazer pesquisas com frequência para analisar a aprovação ou desaprovação de algum governo. Agora, no século 21, passou a ser vital a repetição regular de estudos de opinião.© Fornecido por Poder360

MAIS DADOS DA PESQUISA IDEIA BIG DATA

Poder360 apresenta outros destaques do levantamento:

Política

  • 45% dos entrevistados discordam que o governo Bolsonaro combata a corrupção;
  • 79% não mudaram de percepção em relação ao combate da corrupção pela gestão de Bolsonaro;
  • 67% souberam que a CPI da Covid investiga a compra da Covaxin;

Economia

  • 45% acham que é incorreto da parte do governo voltar a cobrar impostos de lucros e dividendos pagos a pessoa física;
  • 51% das classes A e B concordam com o aumento da isenção do imposto de renda para 2.500 reais;
  • 71% consideram que a inflação em 2021 tem sido um grande problema no dia a dia;
  • 86% dizem que alimentos e bebidas foram os produtos que mais encareceram;
  • 63% concordam que mudaram hábitos alimentares por causa da inflação;
  • 86% das pessoas que ganham de 3 a 5 salários mínimos acham que a conta de luz foi o que mais pesou no bolso;