Evacuação em Nova Lima (MG): 170 pessoas de 49 casas; risco de duas barragens da Vale ruírem; 3 milhões de m³

Cerca de 170 pessoas estão sendo evacuadas no município de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), na noite deste sábado (16), em razão das barragens B3 e B4 da Vale, na Mina Mar Azul. Conforme nota dos bombeiros, uma “auditoria se negou a atestar segurança (do local), motivo pelo qual está ocorrendo a evacuação preventiva”. Seguindo o protocolo, a sirene será acionada na região, pois o grau de risco pulou de 1 para 2. 

Ao todo,  49 casas serão evacuadas.  Os imóveis serão conferidos uma a um por equipes dos órgãos de segurança. Os Bombeiros de Minas Gerais destacam que “as pessoas que não estão na área do Plano de Emergência não precisam abandonar suas casas”.  Além do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, a Polícia Militar também foi acionada e já está adotando medidas de prevenção, conforme o comunicado divulgado na noite deste sábado.”

Posicionamento do tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais:

“Todas as 49 casas que estão na área de risco serão evacuadas e conferidas uma a uma por equipes do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e a Defesa Civil. Alem das equipes no local, o Corpo de Bomeiros já está com equipes de sobreaviso acionadas e planos de contingência prontos para pronto emprego caso seja necessário. As pessoas que não estão na área do Plano de Emergência não precisam abandonar suas casas”, disse o porta-voz dos Bombeiros, tenente Pedro Aihara.