Defesa acionada; Brasil fecha a partir de 2ª feira fronteiras aéreas para seis países da África; barreira contra nova cepa do coronavírus

Brasil vai fechar as fronteiras aéreas para passageiros vindos de seis países do sul da Áfricaa partir da próxima segunda-feira, 29, devido à nova variante do coronavírus. A informação foi anunciada pelo ministro chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, através de uma rede social nesta sexta-feira, 26. Uma portaria deve oficializar a medida no Diário Oficial da União neste sábado, 27.      

A decisão, segundo o ministro, foi tomada em conjunto pela Casa Civil e pelos ministérios de Infraestrutura, Saúde e Justiça e Segurança Pública. “O Brasil fechará as fronteiras aéreas para seis países da África em virtude da nova variante do coronavírus. Vamos resguardar os brasileiros nessa nova fase da pandemia naquele país”, disse Nogueira.

Notícias relacionadas

A restrição vale para passageiros da África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbiae Zimbábue. Mais cedo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) havia recomendado ao governo brasileiro a restrição de voos destes países. Outras nações também anunciaram o fechamento das fronteiras para eles após o descobrimento da variante B1.1.529 do coronavírus, batizada “Ômicron” pela Organização Mundial da Saúde (OMS).