Com Brasil na estaca zero, União Europeia já anuncia compra de mais 100 milhões de doses da vacina da Pfizer; barbárie e civilização

A União Europeia decidiu comprar 100 milhões de doses adicionais da vacina produzida por Pfizer e BioNTech, afirmou a presidente da Comissão Europeia em post no Twitter nesta terça-feira (29).

Formada por 27 países, a UE terá então 300 milhões de doses da vacina, que foi avaliada como segura e eficaz, disse Ursula von der Leyen.

A possibilidade dessa compra adicional já estava prevista num contrato divulgado em novembro.

We decided to take an additional 100 million doses of the #BioNTech /@Pfizer vaccine, which is already being used to vaccinate people across the EU.

We will therefore have 300 million doses of this vaccine, which was assessed as safe and effective.

More vaccines will follow!— December 29, 2020

A Irlanda começou sua campanha de vacinação COVID-19 nesta terça. Uma dose da vacina da Pfizer/ BioNTech foi dada a uma mulher de 79 anos, Annie Lynch, em um hospital em Dublin.

BélgicaLuxemburgo e Letônia se juntaram, nesta segunda, à lista de países da União Europeia que já começaram a vacinar seus cidadãos. Agora, 26 dos 27 países do bloco já estão aplicando as vacinas.

A Holanda deve começar em janeiro.

Bélgica, a Letônia e Luxemburgo vão usar a vacina desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech, que é aplicada em duas doses. Todos os imunizados nesta segunda (28) receberão um reforço daqui a 3 semanas.

O imunizante usa a tecnologia de mRNA (veja vídeo abaixo). A vacina foi a primeira do tipo a entrar no mercado.

Vacina da Pfizer contra Covid usa tecnologia chamada de RNA mensageiro; veja como funciona

A vacina da Moderna para a Covid, aprovada pouco depois da candidata da Pfizer, usa a mesma técnica para induzir a proteção contra a doença.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

Mais de 40 países

Pessoas de máscara contra a Covid-19 formam fila para fazer compras no mercado Lindengracht, em Amsterdã, no dia 19 de dezembro. — Foto: Ramon van Flymen / ANP Ramon van Flymen / ANP / AFP

União Europeia começou a campanha de vacinação contra a Covid-19 no domingo (27). Nem todos os 27 países do bloco começaram, entretanto, a aplicar as vacinas ao mesmo tempo.

Alemanha, a Hungria e a Eslováquia iniciaram a imunização um dia antes, no sábado (26).

Ainda na Europa, mas fora do bloco, o Reino Unido, a Suíça, a Noruega e a Sérvia também já começaram a imunizar a população. A Islândia deve iniciar a aplicação na terça-feira (29).

Contando os europeus, mais de 40 países em todo o mundo já começaram a imunizar a população – entre eles Estados Unidos, Canadá, México, Chile, Costa Rica, Omã, Kuwait, Bahrein, Emirados Árabes, Rússia, China, Arábia Saudita e Israel.

Na América do Sul, a Argentina também começou a imunização nesta terça, com a russa Sputnik V.