Cartão de apresentação: EUA expulsam 2 delegados de Cuba à Assembleia Geral da ONU; restante do grupo confinado a Nova York; nem Fidel e Che foram impedidos

O governo dos EUA determinou nesta quinta-feira a expulsão de dois diplomatas da missão de Cuba na Organização das Nações Unidas (ONU) por participarem de “atividades prejudiciais aos interesses nacionais” americanos, sem especificar no que consistiriam estas supostas atividades. O Departamento de Estado também restringiu os movimentos dos demais integrantes da representação cubana no organismo multilateral.

“Depois que dois integrantes da missão diplomática de Cuba na ONU participaram de atividades prejudiciais aos interesses nacionais dos Estados Unidos, pedimos a eles que saiam”, informou a porta-voz do Departamento de Estado americano, Morgan Ortagus, na rede social Twitter.

O governo dos EUA também requisitou aos demais diplomatas da missão cubana que permaneçam em Manhattan, Nova York, onde está a sede da ONU. A missão permanente de Cuba junto à organização é composta por 16 funcionários.

Em um breve comunicado, o Departamento de Estado também informou que a ordem de expulsão se deu devido às tentativas dos diplomatas de “conduzirem operações de influência contra os Estados Unidos”.

“Levamos a sério toda e qualquer tentativa (de operações) contra a segurança nacional dos Estados Unidos, e vamos continuar a investigar o pessoal restante (da missão de Cuba junto à ONU) que possa estar abusando de seus privilégios de residência (nos EUA)”, acrescenta o texto.

Cuba: ‘Ofensa vulgar’

O governo cubano, por sua vez, rechaçou a decisão dos EUA. O ministro das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez, classificou a ação como “injustificada”, afirmando que a alegação de que os representantes de seu país “conduziram ações incompatíveis com seu status diplomático é uma ofensa vulgar”.

“A expulsão tem como objetivo provocar uma espiral diplomática que leve ao fechamento das embaixadas bilaterais, endurecimento do embargo (dos EUA) e a gerar mais tensões entre os dois países”, acrescentou Rodríguez, também via Twitter.

Como a ONU está sediada nos EUA, o país é obrigado a conceder vistos para funcionários de Estados integrantes da organização para que possam participar de reuniões e representarem seus países de forma permanente.

Em algumas ocasiões, no entanto, as autoridades americanas podem restringir a movimentação de funcionários das representações de países que têm conflitos ou desavenças com Washington.

O anúncio da expulsão dos diplomatas cubanos se dá às vésperas do início da 74ª Assembleia Geral da ONU.

Saiba mais

Chanceleres vão discutir novas medidas contra regime de Nicolás Maduro em Nova York

O chanceler brasileiro, Ernesto Araújo Foto: EVARISTO SA / AFP

Diversos países membros da ONU ‘punem cruelmente’ ativistas de direitos humanos, diz relatório

Defensores dos direitos humanos seguram cartazes perguntando o paradeiro do jornalista saudita Jamal Khashoggi em protesto em Istambul Foto: OSMAN ORSAL / REUTERS

Antes de viagem de Bolsonaro a Nova York, Senado aprova troca de embaixador do Brasil na ONU

Mauro Vieira, então chanceler do governo Dilma Rousseff, em audiência na Comissão de Relações Exteriores do Senado, em 2015 Foto: Aílton de Freitas / .

Discurso de Bolsonaro na ONU terá críticas a Venezuela e Cuba


O presidente Jair Bolsonaro na volta ao Palácio da Alvorada, em Brasília, na segunda-feira, após se submeter a mais uma cirurgia em São Paulo: segundo porta-voz da Presidência, viagem a NY é ‘100%’ certa
Foto: Daniel Marenco/16-09-2019

Obrigado por apoiar o jornalismo profissionalA missão do GLOBO é a mesma desde 1925: levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o Brasil e o mundo. Os assinantes têm acesso ilimitado a mais de 400 reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados diariamente e produzidos de forma independente pela maior redação de jornal da América Latina. Muito obrigado por ter escolhido O GLOBO.

Receba nossas newsletters

Captcha

Trocar imagemcadastrarVeja todas as newsletters DescontaliaAsse um churrasco em casa sem churrasqueira!Descontalia|PatrocinadoPatrocinadoDesfazerTherapy JokerFoto de Nicole Kidman sem maquiagem confirma rumoresTherapy Joker|PatrocinadoPatrocinadoDesfazerAlivi ProsPróstata aumentada de homens acima dos 50 anos deve ser feito issoAlivi Pros|PatrocinadoPatrocinadoDesfazerFinance NancyOnde Goleiro Bruno mora aos 34 anos é de cortar o coraçãoFinance Nancy|PatrocinadoPatrocinadoDesfazerHealthy GeorgeOnde Robinho mora aos 35 anos é de cortar o coraçãoHealthy George|PatrocinadoPatrocinadoDesfazer

Mais lidas no Globo

Mais de Mundo

Ver mais Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários são de responsabilidade excluisiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal Perguntas mais frequentesTermos de uso Comentar comentários Carregar mais comentários

© 1996 – 2019. Todos direitos reservados a Editora Globo S/A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.