FILE PHOTO: U.S. Air Force loadmasters and pilots assigned to the 816th Expeditionary Airlift Squadron, load passengers aboard a U.S. Air Force C-17 Globemaster III in support of the Afghanistan evacuation at Hamid Karzai International Airport in Kabul, Afghanistan, August 24, 2021. U.S. Air Force/Master Sgt. Donald R. Allen/Handout via REUTERS/File Photo

Após 20 anos de ocupação, EUA deixam Afeganistão com derrota humilhante e Talibã no poder; último voo americano deixou Cabul

As tropas americanas deixaram o Afeganistão na segunda-feira (30), segundo o governo dos Estados Unidos que corria contra o tempo para concluir a retirada de diplomatas, militares, aliados e colaboradores até a data limite de 31 de agosto.

Com a partida dos últimos voos do exército americano do aeroporto internacional de Cabul, tem fim as duas décadas de ocupação dos EUA neste país do Oriente Médio.

O chefe do Comando Central dos EUA, órgão responsável pelas operações militares no Oriente Médio, general Frank McKenzie, disse em entrevista coletiva que o embaixador americano em Cabul embarcou, na segunda, no último voo a deixar o aeroporto internacional da capital afegã.

O Talibã, que voltou ao poder em 15 de agosto, tomou o controle do aeroporto, que estava sob comando dos EUA desde a queda do governo afegão para o grupo extremista. Em uma rede social, o grupo extremista anunciou o fim da ocupação e celebrou o que chamou de “independência”.

“O último ocupante americano se retirou do aeroporto de Cabul às 12h e o nosso país ganhou a sua total independência”, escreveu um porta-voz do grupo no Twitter.

Segundo o Pentágono, mais de 120 mil americanos foram retirados do Afeganistão nas últimas duas semanas. Cerca de 500 cidadãos optaram por se manter no país.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Nova tentativa de ataque

Sistema de defesa americano intercepta cinco foguetes lançados contra aeroporto de Cabul
https://imasdk.googleapis.com/js/core/bridge3.478.1_pt_br.html#goog_1716648428–:–/–:–

Sistema de defesa americano intercepta cinco foguetes lançados contra aeroporto de Cabul

Mais cedo, o sistema de defesa antimísseis dos Estados Unidos interceptou cinco foguetes lançados contra o aeroporto de Cabul, capital do Afeganistão. O ataque não interrompeu os últimos voos de retirada (veja no vídeo acima).

Foguetes também atingiram apartamentos residenciais em um bairro próximo, segundo a agência de notícias Associated Press. Eles caíram em Salim Karwan, bairro a cerca de 3 km do aeroporto, disseram testemunhas à agência.

Estado Islâmico assumiu responsabilidade pelos ataques, segundo a agência Reuters. “Pela graça do Deus Todo-Poderoso, os soldados do Califado atacaram o aeroporto internacional de Cabul com seis foguetes Katyusha”, disse o grupo em uma rede social.

No bairro de Chahr-e-Shaheed, um carro destruído que parece ter sido usado no ataque tinha tubos de lançamento foguetes caseiros montados no lugar do banco de traseiro (veja nas imagens abaixo).

O Estado Islâmico e outros grupos terroristas costumam montar esses tubos em veículos e transportá-los, sem serem detectados, até perto do alvo.