Aliança ‘Bolsoskaf’ mira Doria, que inicia articulação para derrubar presidente da Fiesp; tucano tem mesmo essa força?

BR: Na Coluna do Estadão, um mapeamento do realinhamento de forças na direita de São Paulo, alterado pela aliança solidificada entre o presidente Jair Bolsonaro e o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, em ato realizando ontem na sede da entidade da indústria. Preterido, o governador João Doria articular sua vingança, mas a dúvida é se terá força para tanto.

Acompanhe:

A despeito de seu enorme potencial de chacoalhar a roseira da centro-direita já nas eleições deste ano em SP, a parceria entre Jair Bolsonaro e Paulo Skaf tem mesmo como horizonte 2022. A estratégia de seus artífices é dificultar ao máximo a vida de João Doria (PSDB), seja na disputa pela reeleição ou na sucessão do presidente. Em outros termos, ao menos neste momento, o governador é o inimigo comum da dupla. Por isso, tucanos de dentro e de fora do Bandeirantes articulam o início do contra-ataque: minar o poder de Skaf dentro da Fiesp.

Missão impossível? A ideia dos tucanos, nos bastidores, é utilizar a influência de Doria no meio empresarial para articular um movimento capaz de desalojar Skaf do comando da entidade classista, uma das mais poderosas do País.

Vixe. O temor imediato no PSDB é de que Skaf engaje a Fiesp na coleta de assinaturas para a criação do Aliança pelo Brasil.PUBLICIDADE  

Deu… No cenário para as eleições deste ano, o casamento de Bolsonaro com Skaf, tendo Gilberto Kassab como padrinho, pode dar aos bolsonaristas uma estrutura que eles neste momento não têm em SP.

…liga. E Bolsonaro pode conferir ao candidato do grupo a prefeito, seja ele José Luiz DatenaAndrea Matarazzo ou Skaf, densidade política e eleitoral.

Xi… Aliados de Bolsonaro, porém, permanecem incomodados. Citado em delações da Lava Jato, Skaf é investigado pela PF, acusado de caixa 2. Ele nega.

Voltou de Cuba? Dentro do bolsonarismo raiz, quem não engole a união “BolsoSkaf” também lembra que o presidente da Fiesp já esteve muito próximo de Lula e foi filiado ao PSB.