379 X 131: Câmara aprova novo sistema de aposentadorias; Previdência não será mais como antes; assista ao vivo

Texto-base que altera sistema de aposentadorias do Brasil recebeu 379 votos a favor – 71 a mais do que os 308 necessários. Presidente da Casa espera encerrar segunda votação até sexta-feira.A Câmara aprovou na noite desta quarta-feira (10/07), em primeiro turno, o texto-base da proposta de emenda à Constituição (PEC) que muda as regras do sistema previdenciário do Brasil. Dos 510 deputados presentes, 379 votaram a favor da proposta, e outros 131 votaram contra. Apenas três deputados não votaram. O placar superou com folga os 308 votos necessários para aprovar a proposta.

O placar também superou a votação obtida pelo governo Lula em 2003, quando foi aprovada outra PEC para reformar a Previdência. Na ocasião, a proposta teve o apoio de 358 deputados.

Agora, após a votação principal, os deputados devem votar pelo menos 20 destaques, que são tentativas de alterar pontos específicos da proposta.

A votação da proposta na Câmara se arrastou por duas sessões. Inicialmente, a expectativa do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), era de que o texto fosse votado durante a madrugada, mas tentativas de obstrução por parte da oposição e o alongamento da fase de discussões empurraram a votação para a tarde desta quarta-feira.

Pouco antes da aprovação, a oposição fez várias tentativas de atrasar a sessão ou até mesmo de fatiar a votação ou retirar a proposta da pauta, mas os pedidos foram rejeitados seguidamente. O placar para rejeitar essas propostas já sinalizava que os defensores da PEC tinham reunido pelo menos 300 votos.

Durante a tarde, manifestantes contrários à reforma tentaram invadir o anexo II da Câmara dos Deputados. A segurança acabou isolando a área com grades para evitar a invasão.

A PEC da Previdência foi apresentada em fevereiro pelo presidente Jair Bolsonaro e a equipe econômica do Planalto. Conflitos entre o Executivo e o Congresso e problemas na articulação política acabaram atrasando o trâmite.