Caso Neymar: as perguntas que não querem calar

BR: Cinco dias após a denúncia de estupro contra o jogador de futebol Neymar, as informações surgidas em meio ao inquérito que corre em sigilo de justiça já apontam para algumas certezas, mas todas as principais indagações para o esclarecimento do caso estão em aberto.

Coincide entre o que Neymar admite e a versão dada pela mulher, até aqui sem nome revelado, de que ela foi levada para Paris, com intermediação de um dos parceiros do jogador, de nome Galo?

Perguntas: Quem é Galo? Como conheceu a mulher, fez contatos e providenciou a viagem? Tratou-se de prostituição? Houve pagamento de cachê?

Neymar pai, que tomou a defesa do filho, afirmou que este é um caso de chantagem, revelando que já fora abordado por uma emissário da mulher com pedido de dinheiro.

Perguntas: Qual o verdadeiro papel de Neymar pai na trama? Quem o procurou para fazer chantagem? Houve pedido de dinheiro? De quanto? Quais informações ele tem do que realmente aconteceu no encontro sexual entre seu filho e a mulher que o acusa de estupro?

A partir de um vídeo-resposta de Neymar à acusação, o caso só se complicou, fazendo com que os atores coadjuvantes, mas responsáveis pela sustentação financeira e de imagem do atleta, batessem cabeça publicamente. A Seleção Brasileira, o Paris Saint Germain, seu clube, a defesa jurídica, a assessoria pessoal, todas essas personagens demonstram até agora não estar sabendo como se portar diante da complexa situação.

Perguntas: Por que a Seleção Brasileira não corta Neymar do grupo que vai à Copa América? por problemas menores, diversos outros jogadores já foram retirados de competições importantes. Por que o Paris Saint Germain não emitiu nenhum comunicado sobre o caso até agora? Apoio e solidariedade ao craque, nem pensar. Estafado com a obsessão do jogador pelas baladas, o PSG acha que Neymar é culpado? E a defesa? Por que pediu adiamento do depoimento do jogador à polícia? Há mesmo convicção na versão de Neymar de que nada de violento ocorreu entre o casal?

Os principais patrocinadores adotaram uma posição de alerta máximo sobre os contratos do jogador. Nike e Mastercard emitiram comunicados praticamente idênticos manifestando “profunda preocupação” com o caso.

Perguntas. A depender dos desdobramentos da acusação, Neymar poderá perder todos os seus contratos de publicidade? Isso já aconteceu com atletas de seu nível, os casos são muitos. Neymar conseguirá, nesse caso, manter seu jatinho, seu helicóptero, seu barco, sua casa em Angra e toda a sua vida de luxo?

No centro do caso, praticamente nada se sabe publicamente do que houve entre quatro paredes, no hotel em Paris, e se ocorreu um segundo encontro entre os dois.

Perguntas. O que houve no quarto 203 do Sofitel Paris Arc Du Triomphe? Sexo com ou sem consentimento? Violência de uma ou de ambas as partes? Não houve nenhum desmentido da apresentação de laudo, pela mulher, com hematomas e arranhões. Neymar efetivamente agrediu a moça? Em que grau?