Velha política ganha mais uma: governo vai criar mais um ministério em troca de manter Coaf com Moro

BR: A velha política mostrou mais uma vez que pode ser antiga, mas continua forte. Em troca de manter o Coaf sob a batuta do ministro Sergio Moro, da Justiça, o governo aceitou criar mais um ministério. Unificado para cumprir as promessas de campanha de enxugamento administrativo, o Ministério da Integração Regional será desmembrado, ficando de um lado o Ministério das Cidades e, de outro, o Ministério da Integração Nacional.

O líder do governo no Senado e relator da MP da reforma administrativa, Fernando Bezerra Coelho, do MDB, confirmou a mudança. Ele comunicou a barganha do ministro da Economia, Paulo Guedes, que também entendeu que ou era isso, ou a vida do governo ficaria ainda mais difícil no relacionamentos com os parlamentares, às véspera da votação da reforma da Previdência.

A decisão de desmembrar o Ministério da Integração Regional foi tomada em reunião com o próprio presidente Jair Bolsonaro e o ministro Onyx Lorenzoni, da Casa Civil. “O presidente disse que podemos avançar nisso”, confirmou Bezerra, explicando que a volta do Ministério das Cidades foi uma reivindicação de “vários líderes” como forma de manter a atenção sobre as reivindicações dos municípios.